quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Clareza e coerência

Quando eu estava no colégio, na correção das redações as professoras tinham uma lista de itens que nós, alunos, deveríamos cumprir. Entre eles, havia o de "clareza e coerência". Quantas vezes, ao receber uma redação, olhávamos a anotação em caneta vermelha, sem entender muito bem o que significava aquilo ("qual o problema em escrever desse jeito? Onde não está coerente?") ou furiosos com a observação feita pela professora ("mas como meu texto não está claro??").

Nessas pequenas coisas escondem-se os segredos mais incríveis: eu jamais poderia imaginar que a correção de uma redação no colégio traria consigo uma lição profundamente ligada com o dia-a-dia, com a vida como um todo. Isso a gente vai descobrindo depois...

A nossa comunicação com o mundo se dá de várias formas: gestos, palavras (escritas ou faladas), roupas, lugares que frequentamos... E hoje as pessoas participam de tantas atividades, tantos grupos sociais (do trabalho, local de estudo, do clube, do grupo religioso, de um curso que fazemos, da internet, etc.), que ficam ainda mais evidentes as diferentes características, manias, qualidades e defeitos que possuímos. A impressão é de que podemos ser diferentes "eus", um em cada situação, conforme nos pareça mais conveniente.

E aqui entra a lição das aulas de redação, tão difícil de entender: assim como as frases e parágrafos formam um texto, todas essas características, virtudes, defeitos, etc. formam o nosso ser. Essas frases e parágrafos, se fazem parte de um texto que defende uma ideia, não podem se contradizer, porque assim não atingirão seu objetivo. Da mesma forma, podemos ter várias "partes", mas elas compõem um "todo" - somos uma pessoa só, e assim devemos ser, em qualquer circunstância, para podermos viver nossa vida de forma plena.

Hoje olhamos para o mundo e vemos como fazem falta valores como autenticidade e integridade. Reclamamos da falta de honestidade, das pessoas "duas-caras". É exatamente disso que se trata! Uma pessoa íntegra é uma pessoa inteira, que não esconde quem é - que age com clareza.

E é impossível não concordar com o fato de que é decepcionante conviver com quem não é coerente, em seus atos, com aquilo que expressa em palavras... Não dá pra acreditar em quem fala e não faz (apesar de que, na política brasileira, inexplicavelmente que os que falam e não fazem ainda tem vez) - uma pessoa de palavra, algo que tanto prezamos, é aquela que é coerente em sua vida com os ideais e valores que propaga.

A falta de "clareza e coerência" na vida tem consequências bem mais graves que um desconto na nota. Mas não dá pra desanimar: o bom é que a mesma vida que aponta com a caneta vermelha essa falha nos dá a oportunidade de reescrever o que está confuso ou incoerente...

Que possamos nos preocupar em viver a nossa vida de forma plena, íntegra. A partir daí, podemos mudar o mundo! Afinal, a melhor forma de defender a honestidade, a retidão de caráter, a integridade e outros valores não é através de textos (por melhores que sejam) mas através de uma vida coerente, autêntica, verdadeira.

2 comentários:

  1. Muito boa a ideologia que fizeste com a redação. Se parar pra pensar, tu estás completamente certa! Tu escreve poucos textos, mas também quando escreve quebra a pau tudo! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Muitoo bom o texto. Adorei a comparação com a redação. O bom é que podemos modificar essa falta de coerência ou clareza na nossa vida, e trazer repercussões maiores como uma vida mais focada em Deus e em seus preceitos, onde quer que estejamos.

    ResponderExcluir