sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Advento: preparando(-se)

Queridos amigos,


Estamos vivendo esse período de doce espera, esse tempo de olhar para dentro de nós mesmos e pensar em tudo o que nos afasta desse Deus pleno de amor, que quis entrar na história para que nós pudéssemos alcançar a Salvação. É tempo de preparação... mais que a preparação para as festas de fim de ano, para a celebração do Natal com a família, para o período de férias, é tempo de preparar a alma para acolher aquele doce Menino, nascido em meio aos animais em uma humilde estrebaria de Belém.



Nessa preparação, é preciso passar pelo dolorido processo de assumir os nossos pecados, desde os mais graves até os pequenos vícios que permitimos que continuem fazendo parte de nossas vidas. Precisamos, ainda, renovar nosso desejo profundo de morrer para o mal, e viver intensamente a vida nova que nos foi concedida através do Batismo; precisamos assumir que não podemos viver conforme o mundo, porque já "renascemos da água e do Espírito".

Lembrar que nossa pátria é o Céu, e buscar o Reino de Deus, o encontro com o Pai.

Fazer do encontro com o Menino Jesus, nascido na noite de Natal, o estímulo para travar em nossas vidas essa contínua luta espiritual, para cultivar essa vigilância que o próprio Cristo nos pede e que o Papa Bento XVI fez questão de recordar:

“O Ano litúrgico começa com o Tempo do Advento: tempo maravilhoso no qual desperta nos corações a expectativa do retorno de Cristo e a memória da sua primeira vinda, quando se despojou da sua glória divina para assumir a nossa carne mortal.


«Vigiai!». Este é o apelo de Jesus no Evangelho de hoje. Dirige-o não só aos seus discípulos, mas a todos: «Vigiai!» (Mt 13, 37). É uma chamada saudável a recordar-nos de que a vida não tem só a dimensão terrena, mas está projectada para um «além», como uma pequena planta que germina da terra e se abre para o céu."
(Bento XVI, Angelus, 27 de novembro de 2011, primeiro domingo do Advento)


Que possamos aproveitar bem esse tempo para preparar os caminhos do nosso coração para a chegada do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário