quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A JMJ e a comunhão dos santos

* texto publicado no Mundo Alegrai-vos, Super Blog Católico em 14.8.2011



Olá, Mundo Alegrai-vos!



Nessa semana, o decreto sobre indulgências relativas à Jornada Mundial da Juventude (http://www.news.va/en/news/decree-of-the-apostolic-penitentiary), que começará na próxima terça-feira, me fez pensar nos inúmeros frutos que um encontro como a JMJ pode proporcionar. A determinação da Penitenciária Apostólica, de que os fiéis que não estão em Madri e não poderão participar de nenhuma celebração com o Papa podem obter indulgências, expressa que as graças que Deus opera nas Jornadas se espalham por todo o mundo! Vale aproveitar...


Nesse clima de esperança e fortalecimento de fé, o fato de estar acompanhando pela internet diversos amigos que estão em peregrinação fez-me sentir como se eu também estivesse rumo à JMJ. Mas esse sentimento é muito mais do que simplesmente um acompanhar como se acompanha o que acontece no mundo pelas notícias dos jornais: a gente se sente mesmo como se estivesse lá. A espera pela JMJ, por poder vivê-la, passa a ser uma espera nossa também.


E isso é algo lindo, porque ligado a uma realidade espiritual própria da nossa fé: a comunhão dos santos. “Uma vez que todos os crentes formam um só corpo, o bem duns é comunicado aos outros [...]. E assim, deve-se acreditar que existe uma comunhão de bens na Igreja. [...] Mas o membro mais importante é Cristo, que é a Cabeça [...]. Assim, o bem de Cristo é comunicado a todos os membros, comunicação que se faz através dos sacramentos da Igreja”, diz o Catecismo da Igreja Católica (§ 947).


Na minha opinião, o decreto da Penitenciária Apostólica vem explicitar exatamente isso: os bens espirituais que serão gerados pela Jornada não se limitam aos jovens que se encontrarão na Espanha. A Jornada é momento de graça para toda a Igreja, não apenas porque os peregrinos que lá estiveram irão retornar como novo ânimo, mas porque todos os fiéis são chamados a refletir sobre a sua fé e procurar (re)construir sua vida “enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2, 7).


Que essa Jornada possa ser, para todos nós, oportunidade de experimentar a comunhão dos santos, o sentir-se verdadeiramente Igreja! E que seja estímulo para que possamos “escancarar as portas para Cristo”, como já convidava o Papa João Paulo II em 1978. Não deixe de aproveitar esse momento de graça!


Gostaria de dizer a todos com insistência: abri o vosso coração a Deus, deixai-vos surpreender por Cristo! Concedei-lhe o "direito de vos falar" durante estes dias! Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso! (Discurso do Papa Bento XVI na festa de acolhimento dos jovens - Colônia, 18 de agosto de 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário