sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ele nos quer por inteiro!

texto publicado em 14.7.2011, no Portal Católico Mundo Alegrai-vos





Mundo Alegrai-vos,

Compartilho com vocês hoje uma breve reflexão que pude ouvir e fazer ontem na Santa Missa...

Estamos acompanhando a cada dia o Evangelho de São Mateus, em capítulos onde Jesus vai pregando a Boa Nova através de diversas parábolas. No Evangelho de ontem (13/7), Jesus não contou nenhuma parábola, mas louvou o Pai porque Ele escondeu “estas coisas aos sábios e entendidos” e as revelou “aos pequenos”. Através das parábolas, Jesus quer fazer chegar a todo aquele que reconhece sua pequenez diante de Deus o convite à conversão, o chamado ao seu seguimento, sempre respeitando a nossa liberdade: “As parábolas, de fato, por sua natureza, requerem um esforço de interpretação, interpelam a inteligência, mas também a liberdade” (Bento XVI).

É interessante que, ao revelar o Reino de Deus aos pequenos, Jesus conta parábolas que envolvem realidades muito diferentes: ele fala da semeadura (Mt 13, 1-23), da colheita (Mt 13,24-30) e da pesca (Mt 13, 47-48), da mulher que prepara com o fermento a massa do pão (Mt 13,33) e do pastor e suas ovelhas (Mt 18, 12-14), atividades bem próximas do cotidiano daqueles que o ouviam, mas também fala de tesouros e pérolas preciosas (Mt 13, 44-46), de homens que constroem torres (Lc 14,28-30), de reis que se preparam para uma guerra (Lc 14, 31-32)... A conclusão do Padre sobre isso, ontem, na homilia, me tocou muito porque é extremamente atual: Deus quer fazer-se presente em todas as esferas da realidade humana!

Amigos, que não percamos jamais a consciência de que Deus nos quer por inteiro! Não tenhamos medo de levar Cristo a toda a sociedade, de defender a Verdade diante de todos. Que o Senhor possa nos ajudar a cada dia para que sejamos cristãos íntegros, inteiros, por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário