terça-feira, 21 de junho de 2011

O tempo é HOJE!

texto publicado em 14.6.2011, no Portal Católico Mundo Alegrai-vos


Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação. (2 Cor 6, 1-2)
 

Olá, Mundo Alegrai-vos!

Estava lendo a liturgia diária de hoje (13/6/11) e estes versículos em especial me chamaram muito a atenção...

Envolvidos na aura de pessimismo que a situação do mundo hoje inspira, muitas vezes nos desanimamos e olhamos tudo com olhos de frustração e cansaço. E, no entanto, em meio à crise moral que as sociedades hoje enfrentam, à cultura da morte, ao relativismo e a tantos outros males que afetam a nossa vida, a novidade (não tão nova) que São Paulo vem trazer é de que ela está ali, mais perto do que podemos imaginar: a graça de Deus.


É preciso dar-se conta das inúmeras graças que Deus derrama em nossas vidas. E mais – é preciso apropriar-se da graça, não deixar que ela passe em vão. De que adianta receber a graça de Deus, se nada faço com ela? Qual o sentido de esconder uma lâmpada que está acesa (cfe. Mt 5, 15)?


E para poder ”fazer valer” as graças que Deus derrama sobre todos nós precisamos, como São Paulo afirmará nos versículos seguintes a esta passagem, ser dóceis ao Espírito Santo. É isso que nos permitirá perseverar nas adversidades, porque o Paráclito é quem nos ensinará tudo aquilo que hoje talvez não compreendamos: que quem tem Deus, embora aos olhos do mundo possa parecer não ter nada, na realidade tem tudo!

Roguemos a Deus para que possamos deixar o orgulho de lado e, reconhecendo nossa pequenez, deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo. Que esse Tempo Comum, que nesta semana se inicia na liturgia da Igreja, também não passe em vão: que ele seja, como disse hoje o Pe. Demétrio Gomes (@pedemetrio), "Tempo no qual o extraordinário aparece oculto sob aparência de trivialidade". Não se esqueça - o tempo favorável é hoje, é agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário