quinta-feira, 3 de março de 2011

Tempo de Oração!

texto postado em 19.02.2011, no Portal Católico Mundo Alegrai-vos

Olá, Mundo Alegrai-vos!

O livro! (http://www.quadrante.com.br/)
Passei uns dias de férias, e agora estou voltando às atividades... e algo que sempre me preocupa nessa época é a organização do tempo, principalmente do tempo para a oração (me atrapalho toda com essas mudanças de rotina!). Por isso, aproveito o texto de hoje pra dividir um trecho do livro "Tempo para Deus - guia para a vida de oração" (Jacques Phillipe), que me tocou muito porque fala especificamente sobre essa questão:

"O problema da falta de tempo

(...)
É verdade que, num mundo como o nosso, sobrecarregado de coisas por fazer, a dificuldade é real e não se pode subestimá-la. Mas é preciso compreender que o verdadeiro problema não está aí: está em saber o que é que realmente contana nossa vida.

Como diz com humor um autor contemporâneo, o pe. Descouvemont, nunca se viu alguém morrer de fome por lhe faltar tempo para comer. Sempre se encontra tempo - ou melhor, se procura! - para fazer o que se considera vital. Antes de dizer que não temos tempo para orar, comecemos por interrogar-nos sobre a nossa hierarquia de valores, sobre o que é verdadeiramente prioritário para nós.

(...)
A propósito deste problema da falta de tempo, devemos fazer um ato de fé na promessa de Jesus: Não há ninguém que tenha deixado casa, irmãos ou irmãs, mãe ou pai, filhos ou terras por causa de mim e do Evangelho, que não receba o cêntuplo já nesta vida (Mc 10, 29). É legítimo aplicar estas palavras também ao tempo: quem renuncia a quinze minutos de televisão para fazer oração receberá cem vezes mais já nesta vida; esse tempo ser-lhe-á devolvido centuplicado, não certamente em quantidade, mas em qualidade. A oração dar-me-á a graça de viver cada instante da minha vida de um modo muito mais fecundo."

Fica para nós o desafio, hoje e a cada dia, de perseverar na vida de oração, apesar dos percalços que encontramos. Se o relacionamento com Deus é algo realmente importante para nós, não dá pra dar a desculpa da falta de tempo. Afinal, como sempre diz meu pai, "tempo é uma questão de prioridade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário