segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Os dragões que encontramos

* texto publicado no Mundo Alegrai-vos, Super Blog Católico em 14.11.2011


Olá, Mundo Alegrai-vos!


Queria aproveitar o artigo do mês para dar uma dica de filme que acredito que vai chegar ao Brasil ainda neste ano. There be dragons ou Encontrarás Dragones (2011), ainda sem título para o Brasil, é um filme do diretor Roland Joffé (diretor, entre outros filmes, de A Missão) que conta a história de Robert, um jornalista que recebe a incumbência de escrever um livro sobre São Josemaría Escrivá (fundador da Opus Dei). A busca por informações sobre o santo, contudo, levará Robert a retomar o contato com seu pai, Manolo, com quem não falava há vários anos, e que havia sido amigo de Josemaría na infância. A partir de então, as histórias dos diferentes personagens, entrelaçadas pelo tempo e pelo terrível cenário histórico (já que o período em que Josemaría e Manolo conviveram remonta à Guerra Civil Espanhola), vão surgindo e se comunicando, no decorrer do filme, de uma forma delicada e muito envolvente.

O que me parece mais interessante é que, no fim das contas, Encontrarás Dragões não é uma "história de santo" (inclusive porque não se propõe a ser um relato fiel dos fatos), mas a história de todos nós. E tudo começa pelo nome do filme, que se origina de uma frase que aparecia em mapas antigos, para indicar lugares desconhecidos ou perigosos, hic sunt dracones.

"Hic sunt dracones" - sem a frase, mas com o desenho...

Conforme acompanhamos a história de Roberto, Manolo e São Josemaría, percebemos que a nossa vida também é feita de territórios onde "encontraremos dragões": as tentações que querem nos desviar da Verdade, a inveja, os nossos medos... são inúmeros os dragões que encontramos no meio da aventura extraordinária que é viver, e esses encontros ocorrem com mais frequência e intensidade quando nos propomos a seguir Jesus, e assumir Deus como Aquele que dá sentido à nossa existência.

...e o cartaz do filme na versão em espanhol.
 Os dragões que acabamos encontrando ao longo de nossas vidas podem parecer, por vezes, impossíveis de enfrentar e vencer. O filme, contudo nos aponta um caminho de esperança: a experiência do perdão e da misericórdia dá à vida uma nova perspectiva, se sabemos abrir o coração ao verdadeiro Amor. Não há situação histórico-política, dificuldades na família, problemas materiais, mágoas, angústias, medos, enfim, "nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Rm 8, 38-39)

Para saber mais sobre o filme: http://www.encontrarasdragones.com/ (em espanhol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário